Blog

“O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, ganha adaptação pela ESCOLA DE TEATRO SOLAR MENINOS DE LUZ em parceria com a MUSA CIA TEATRAL

Ong-escola Solar Meninos de Luz apresenta trabalho de conclusão anual do curso de interpretação hoje, dia 20 de dezembro, às 17h no canal do Youtube da instituição

 

Em um ano marcado por uma pandemia e por intensas discussões sociais, fica a preocupação com o futuro, principalmente quando falamos de nossas crianças e jovens.

No SOLAR MENINOS DE LUZ essa preocupação sempre esteve presente, pois muitas crianças das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo vivem em vulnerabilidade social e enfrentam dificuldades diariamente. Mas a pandemia também trouxe a necessidade e o estímulo de pensarmos mais “fora da caixa”.

Em 2020, a parceria da Escola de Teatro com a MUSA completa 05 anos. Neste período, muitas surpresas e alegrias surgiram pelo caminho. Uma comemoração como esta, em um ano atípico como este, foi o combustível para a realização do projeto de fim de ano dos alunos do Teatro Solar Meninos de Luz. Mas como apresentar um espetáculo teatral de conclusão de curso em meio a pandemia? Com o distanciamento social e sem a possibilidade de encenar o espetáculo ao grande público no Teatro do Solar, a ideia foi gravar as cenas e montar a peça para ser apresentada virtualmente.

“Como este ano completamos 5 anos de teatro no Solar, resolvemos remontar o texto da peça “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, que apresentamos no início do trabalho com as crianças, e que virou um documentário bastante premiado em mostras mundo afora. Esse espetáculo tem uma carga emotiva muito grande para todos nós. Podemos dizer que é a trajetória da Companhia junto ao Solar”, conta Cheila Oliveira, professora da Escola de Teatro e Coordenadora da MUSA.

Durante o ano, as aulas online tiveram o reforço de palestras com profissionais de diferentes áreas do teatro. Foi quando a figurinista Karen Brusttolin, uma das palestrantes, conheceu o projeto: “Fui convidada para uma live para falar aos alunos como é o processo criativo de figurino. A energia e a troca foram tão gratificantes para mim! Fiquei muito impressionada com o tamanho do projeto, o número de crianças e famílias que ele consegue alcançar. Depois, fui convidada para fazer o figurino da peça de encerramento anual e aceitei de primeira! Abracei eles, pois também fui abraçada!”

Outro profissional que abraçou a ideia foi o maquiador Everson Rocha. Ele desenhou toda a maquiagem do espetáculo e vem ensinando as técnicas de sua profissão: “Eu vejo que eles são muito talentosos, estão começando e têm um grande potencial. É só investir que eles vão longe!”

É o caso de Mirely de Jesus, 18 anos, que na produção está atuando em 3 posições: assistente de maquiagem, assistente de figurino e atriz: “Quando soube que ia trabalhar e aprender com a Karen fiquei muito feliz! Conheci o trabalho dela quando assisti à peça “O Mistério de Irma Vap”. Já havia aprendido um pouco de maquiagem em um outro espetáculo, mas com o Everson estou aprendendo novas linhas, como a utilização de penas, por exemplo.”

Já o aluno da 8ª série, Marcos Paulo Alves Pinheiro, de 13 anos, que interpreta o “Príncipe Feliz”, está muito empolgado em ver o resultado final: “O Príncipe Feliz foi a 1ª peça que encenei na turma de teatro do SOLAR. Revisitar esse texto é bem marcante para mim. A maior lição que este roteiro tem a dar é ajudar ao próximo, independente do que ele vai fazer por você.”

Contando os dias para a apresentação, Cheila completa: “É muito envolvimento que temos com esses alunos! Vai muito além de apenas dar uma aula de teatro. Existe o pensamento de transformação do ser humano!”
Esse projeto tem o patrocínio da Águas do Brasil, Estácio, Apex Capital, Atmos Capital e Navi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).

“O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, por alunos da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz:
Duração: 18 minutos
Estreia: 20 de dezembro 2020
Horário: 17h
Plataforma: youtube.com/solarmeninosdeluz

Direção Geral e Produção Executiva: SOLAR MENINOS DE LUZ
Direção Artística: MUSA CIA TEATRAL
Supervisão Artística: SOTIRIS KARAMESINIS
Coordenação Escola de Teatro e Assistente de Produção: CHEILA OLIVEIRA
Roteiro Adaptado: MARIA AUGUSTA MONTERA
Direção de Fotografia e Câmera: JÚLIA LEMOS
Direção de Arte: CHEILA OLIVEIRA
MICHELLE GUIMARÃES

Sobre o Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é uma organização civil e filantrópica, que promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo. A obra social possui 36 anos de existência e comemorou 29 anos do Programa Educação Integral, dia 18 de agosto de 2020. As 430 crianças ingressam no berçário aos 3 meses e permanecem até o ensino médio, com 18 anos, quando saem preparadas para ingressar em universidades e no mercado de trabalho.